Cuidado Com As Unhas

Você lembra o que motivou a tirar pela primeira vez as cutículas das unhas?
Sinto te informar que a provável motivação foi cultural. Sim, você viu sua mãe fazendo as unhas, suas irmãs mais velhas, olhou para a sua mão e as viu sujas, ressecadas e salientes.
Sinto informar mais ainda que uma boa limpada nelas iria resolver toda essa impressão. 


As idas aos salões de manicure já estão tão enraizadas nas mulheres brasileiras que mostrar qualquer outra alternativa parece ousada demais. No entanto, hoje vou apresentar à vocês como é fácil deixar as unhas lindas e saudáveis, porque, não sei se vocês sabem, tirar cutícula das unhas as enfraquece.
Abaixo elenquei alguns tópicos importantes para você cuidar melhor de suas unhas. Vamos lá?

1* Retirar cutícula danifica a unha:
Como acima eu já havia introduzido, o processo que fazemos no salão, ou em casa mesmo, de empurrar cutícula e retirá-la é prejudicial para a saúde da unha de modo geral. Quando tiramos a cutícula abrimos uma porta na nossa mão (que entra em contato como muita sujeira diariamente) para a entrada de bactérias, vírus e fungos. Através das unhas, ficamos em contato direto com uma sorte de impurezas. A retirada da cutícula é desnecessária.

2* Retirar cutículas é algo que brasileiro inventou:
Pasmem! Apenas no Brasil se retira a cutícula como sinal de unha bem tratada e higienizada. Nós que inventamos o mito de que o esmalte somente fica bem passado quando deixamos as laterais das unhas fundas. Fora do país não iremos achar nenhum salão que faça o uso de alicates para tirar a defesa natural das mãos - a não ser que o salão seja de uma brasileira, a-ha.

3* As cutículas só crescem porque a tiramos:
As suas cutículas só tomam de conta de metade da sua unha hoje em dia (exagerada), porque um dia você resolveu tirar um pouco, depois tirar um pouco mais, e por aí foi... Quando decidimos não tirar a cutícula, ela simplesmente deixa de crescer e ser saliente. Mas para isso é preciso dedicação e paciência.

4* Cuide das suas cutículas tanto quanto das unhas
O problema de nós brasileiras é que eliminamos as danadas das cutículas somente porque elas incomodam, esquecemos que elas podem ser cuidadas. No mercado existem vários produtos para o tratamento delas, basta termos força de vontade.
O ideal, para aquelas com grande crescimento de cutícula é aliar a retirada com um creminho que vá diminuir sua espessura. Sendo que a cada ida a manicure, você deve diminuir mais a retirada de cutícula. Com o tempo você vai conseguir abandonar definitivamente o uso do alicate.
Para quem já não tem muita cutícula, vá direto para o uso de cremes, o resultado é a médio prazo.

Quando não retiramos a cutícula pode-se notar:
*Diminuição da cutícula
*O mesmo efeito de esmalte perfeito
*A unha não cria bordas e saliências
*Você se liberta dos salões
*Aumenta o crescimento das unhas
*E as cutículas nunca (nuuuuuunncaaaa) mais voltam a engrossar


Se você é daquelas que tem em primeiro lugar a saúde em vez da estética, sabe que não há porque não testar a abolição do uso dos alicates. E caso apareça alguma pelezinha saliente outra vez, use tal ferramenta para retirar apenas ela, em vez de toda a proteção da unha. Fica a dica.


Se vocês quiserem, posso fazer resenha de cremes do gênero e mostrar os vendidos em São Luís. Comentem aí!
Emma Torres

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada por comentar, é muito importante para o blog!

Layout por Daniel Torres - Tecnologia Blogger