Adotando um Cãozinho


Um cãozinho é uma benção numa família. Alegria geral. Mas durante a decisão de se ter ou não um, é preciso observar alguns pontos importantíssimos que aprendi desde que ganhei minha cachorrinha Mag. Esse post irá ajudar você a perceber se está na hora de ter um bichinho, afinal de contas não basta só a vontade, apesar de ela ser muito importante. Da mesma forma como uma família planeja a sua vida e finanças para a chegada de um bebê, assim deve ser quando planejar ter um cão, só que de uma forma menos complexa, já que este te acompanhará a família em média por 10 anos.


Vontade
A vontade de se ter um animalzinho é o primeiro passo para a adoção. Você deve considerar a sua vida no momento e se enfrentará grandes mudanças como um casamento, mudança de casa ou de cidade. E também analisar o seu temperamento, se você se irrita facilmente, se está passando por um período conturbado. Tudo isso influenciará na forma como você receberá e cuidará do puppy. Cachorro não deve ser adotado para ser maltratado, é comprovado que ele não aprende apanhando, tampouco sendo desprezado, portanto você precisa estar convicto da decisão.


Tempo
Você trabalha quantas horas por dia? Essa pergunta é importante, já que após 4 horas longe dos donos o pet começa a enfrentar alguns problemas emocionais, como ansiedade. Isso à princípio parece não te afetar muito, né?! Mas afeta sim, já que ele começará a roer móveis e/ou fazer as necessidades por toda a casa, por exemplo. Se você passa a maior parte do tempo em casa, não tem erro, ele será uma ótima companhia. Um alternativa para quem trabalha mais de 4 horas (tipo um monte de gente) é deixar ele sempre com uma mesma pessoa conhecida - mas essa escolha deve ser feita baseada nos mesmos critérios listados aqui. Sem contar que ele precisa de passeios diários para extravasar energia e relaxar, gaste tempo com o seu animal, isso refletirá na sua vida longa.


Espaço
Você mora em apartamento ou em casa? Tem vizinhos que moram bem próximos e "difíceis de lidar"? Bem, eu moro eu um apartamento e quando bebê, Mag me rendia bastantes reclamações do síndico e vizinhos. Filhote precisa de atenção redobrada, cuidado e muito carinho. Eles estão num lar novo e longe da genitora, considerem bastante isso.


Paciência
Até vocês ensinarem o local de fazer as necessidades , os locais onde subir ou não subir, pedir ou não comida, vai levar um tempinho. E como eu já falei, cachorro NÃO aprende apanhando, lembre sempre. Se você não quer que seu cachorro peça sua comida, nunca a ofereça, se não quer que suba na cama e no sofá o ensine a não subir. Existem muitos sites especializados em ensinar o pet como se comportar, leia muito.


Grana
O filhote precisa de algumas vacinas que custam entre R$40 e R$60. São umas três doses, separe esse dinheiro. Se o bichinho for peludo, demandará petshop mensalmente. A parte boa é que o Governo disponibiliza periodicamente vacinas gratuitas, contudo apenas para cães adultos. Mas o que mais você sentirá no bolso será o dinheiro gasto em ração e mimos comestíveis. A ração possui nutrientes necessários para o crescimento, peso e pelagem do animal. Essa deve ser sua fonte de alimentação principal. Não abra mão disso. 



Raça Ideal
A raça escolhida deve seguir dois critérios: o espaço onde ele vai viver e o perfil dos que com ele conviverão. Se na sua casa tem criança, será mais difícil um pinscher se adaptar - o da minha mãe odeia pessoas baixinhas e isso inclue crianças, Lily parte para cima mesmo! Diferente disso, o Labrador - aquele do Marley e Eu, é super fã da criançada. O porte do animal exigirá um ambiente compatível, grandalhão: muito espaço, pequenino: espaço mais reduzido.

E aí?! Já se sente preparado para adotar seu cãozinho? Se muita coisa que disse você achou supérfluo e desnecessário, talvez você ainda não esteja pronto para ter um cão. Espero ter ajudado. Afinal de contas, desde muito tempo já se sabe que ele é o melhor amido do homem.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada por comentar, é muito importante para o blog!

Layout por Daniel Torres - Tecnologia Blogger